Comunicação Visual
COMUNICAÇÃO VISUAL
A comunicação visual é um sistema de comunicação que utiliza elementos visuais – ícones, fotos, legendas, símbolos, imagens, pictogramas, gráficos, desenhos e esquemas, entre outros, para propiciar a transmissão e recepção de informações por meio da visão e tato (no caso do sistema Braille).
Utiliza uma linguagem visual ou signos visuais pré-estabelecidos e padronizados, que facilitem o entendimento e a percepção de quem necessita de informação, sem a necessidade do uso da comunicação verbal.
Contempla o uso de:
- Placas, painéis, totens, murais e displays;
- São feitas com impressão digital, “silkscreen”, gravação química, películas e pré-gravação digital, placas esmaltadas;
- Utiliza materiais como alumínio – anodizado escovado, aço inox – liso e escovado, laminado fenolmelamínico, alumínio composto (ACM), fibra de vidro, outros;
- Compões e são fixados por suportes e fixações – pendurais, bandeiras, fixações de paredes, totens e outros;
- Em situações específicas e especiais, utilizam Refração Ótica, Placas luminosas e sinalização de sistemas de rotas de fuga.
COMUNICAÇÃO VISUAL
A comunicação visual pode ser também definida como todo meio de comunicação expresso com a utilização de elementos visuais, como: Ícones, fotografias, desenhos, gráficos, entre outros, acompanhada ou não de textos.
Pode também ser denominada pelo termo “design visual” ou “programação visual”.
É toda transmissão e recepção de mensagens por meio exclusivo da visão, utilizando a Linguagem Visual.
PROJETO DE COMUNICAÇÃO VISUAL
Todo projeto de comunicação visual deve ser baseado e lastreado em estudos de comunicação visual, abrangendo variados temas das mais diversas áreas, tais como: física da luz, anatomia e fisiologia do olho, teorias cognitivas e de percepção, teorias de cor, psicologia, estética, padrões de leitura natural, princípios de design, semiótica, entre outros.
Os projetos devem contemplar a análise e interpretação das imagens de forma a compreender a profundidade do significado da mensagem que se queira transmitir, bem como dos significados comunicados por uma imagem.
As imagens a serem utilizadas devem ser analisadas através das seguintes perspectivas:
- Perspectiva pessoal do usuário – trata-se da opinião do usuário sobre uma imagem baseada em seus pensamentos próprios. A resposta pessoal dependerá dos conhecimentos e valores individuais. Isso pode gerar conflitos com os valores culturais – quando uma pessoa visualiza uma imagem com sua perspectiva pessoal, é difícil fazê-la ver a mesma imagem de outras formas/perspectivas.
- Perspectiva histórica das imagens e símbolos – quando uma imagem pode ser influenciada a partir do uso histórico na sociedade local.
- Perspectiva técnica da mensagem – É quando a visão de uma imagem é influenciada pela forma como é apresentada. O uso correto da luz, posição e apresentação da imagem pode melhorar a visão da imagem, fazendo com que a imagem apareça melhor do que na realidade.
- Perspectiva ética da mensagem – A imagem deve ser para o usuário da comunicação visual moral e eticamente correta com a cultura da sociedade.
- Perspectiva cultural – A simbolização de uma mensagem é importante para definir a cultura que envolve a identidade de símbolos. Os usos de palavras que estão relacionadas com a imagem devem ser compatíveis com a simbolização da imagem.
- Perspectiva crítica – A visão das imagens na perspectiva crítica é quando os usuários aceitam as imagens inseridas sem críticas.
OBJETIVO DA COMUNICAÇÃO VISUAL
O objetivo da comunicação visual e do design de informação é equacionar os aspectos sintáticos, semânticos e pragmáticos que envolvem a transmissão de uma informação, que se concretiza na forma de uma contextualização, associada ao planejamento e continuidade da mensagem e do objetivo, materializada pela produção e interface gráfica da informação através de placas, painéis, totens e outros, que servem de elementos para uso do público alvo.
O princípio básico é o estabelecimento de uma interface gráfica para transmissão da informação junto ao seu público alvo, otimizando processos de aquisição da informação, efetivado nos sistemas de comunicação analógicos e digitais contidos no projeto.
A comunicação visual e o design dos elementos que irão passar uma informação abrange vários elementos e áreas de conhecimento, tais como: ilustração, fotografia, esquemas de cartografia, design gráfico, design industrial, arquitetura, engenharia, suportes, entre outros.
A comunicação visual abrange a multidisciplinaridade e deve ser uma ferramenta para atuar como elemento integrador que aglutina os vários conhecimentos e disciplinas, criando soluções de transmissão da informação com alta qualidade.
A comunicação visual contempla também o design da informação, relacionando a seleção dos elementos, a organização e apresentação de uma ou mais informações para uma determinada audiência ou público alvo.
A informação a ser transmitida implica na responsabilidade de transmissão dos conteúdos de modo preciso, claro e neutro.
O design dos elementos da comunicação visual deve ser preparado também para que as informações possam ser usadas por pessoas com deficiência de forma eficaz e objetiva. Devem assim, contemplar elementos de percepção tátil.
Os elementos de comunicação visual devem ser de fácil compreensão, precisos na informação e rapidamente recuperáveis em caso de ações de vandalismo. Tal situação deve ser estendida aos elementos de fixação.
Os projetos dos elementos de comunicação visual, incluindo tipologia de suportes e fixação devem manter interação com os equipamentos e o ambiente onde são instalados, bem como com os elementos naturais do ambiente.
As mensagens e a forma devem ser de fácil compreensão e agradáveis na visualização.
O design dos elementos e as informações têm de estabelecer uma sequência de fácil compreensão e acessibilidade, conjugando a informação com a organização do espaço onde está instalada, apresentando a informação de forma válida e significativa.
O design dos elementos de informação da comunicação visual deve ser projetado em consonância com a arquitetura do espaço onde a informação estará sendo instalada.
O fluxo de informação deve ser dado e compreensível de forma rápida e ficar armazenada pela padronização no imaginário do usuário.
A informação deve ser organizada, viável e possível de visualização de forma a ser aproveitada a qualquer tempo como recurso informacional ou direcional para o usuário do ambiente.
O projeto e o design de sinalização de comunicação visual deve ser compatível com o espaço e a arquitetura onde será utilizada, devendo ser objeto de planejamento e estudo antes do desenvolvimento de signos, símbolos, dimensões e suportes, de forma que atinjam o objetivo de informar, comunicar e identificar os caminhos e/ou os ambientes que se queira indicar.
Para isso, são utilizados técnicas, signos, pictogramas, setas, tipografia e cores, de forma a proporcionar o rápido entendimento das informações para orientação do receptor.
As mensagens devem ser sempre hierarquizadas e os materiais dos sistemas de sinalização necessitam ser práticos de trabalhar, duráveis e resistentes às intempéries e ao tempo.
Locais de grande fluxo de pessoas, em especial em situações que recebam usuários estrangeiros, que tendem a receber pessoas de outras partes do mundo, demandam a criação de padrões de fácil reconhecimento para as determinadas atividades, locais ou serviços a serem sinalizados.
É altamente recomendável que os sistemas de sinalização de comunicação visual modulares se adaptam perfeitamente à sinalização arquitetônica.
Apesar de possuir grandes vantagens como facilidade para manutenção e limpeza, troca de informações e modularidade, poucas empresas atuam neste segmento no Brasil pois são necessários equipamentos modernos e de alto custo, a profissionalização da mão-de-obra, além de investimentos em estoque.