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Sinalização Luminosa

  • DISPOSITIVOS AUXILIARES DE SINALIZAÇÃO LUMINSOSA

    • Placas e tachas com Leds
    • Centrais elétricas de energia solar
    • Micro transformadores de tensão
    • Sinalização de alta retrorefletância em relevo
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DISPOSITIVOS AUXILIARES DE SINALIZAÇÃO LUMINSOSA

Os dispositivos auxiliares de sinalização luminosa têm uma função de auxiliar na sinalização de trânsito em locais com características especiais – exemplo: locais com grande incidência de chuva e neblina, tendo por finalidade alertar, advertir ou orientar condutores de veículos e mesmo pedestres quanto a situações de risco. Podem ser usados tanto para a interrupção do trânsito, quanto para advertência quanto a uma situação de risco.

Sinalização Luminosa

Os dispositivos auxiliares são elementos utilizados em conjunto com outros tipos regulamentados de sinalização viária, para reforçar ou melhorar a visibilidade de determinados obstáculos ou situações nas vias. Nesse tipo de sinalização, além dos elementos tradicionais regulamentados para a sinalização, como a diagramação de placas, tachas, tachões e outros elementos, neles são instalados pontos luminosos mantendo-se a mesma diagramação, de forma que possam ser mais visíveis em situações críticas como locais com neblina, névoa ou chuva/garoa. Podem ser utilizados tanto em vias urbanas quanto rodovias. Alguns exemplos são os cones, cavaletes, tapumes, marcadores de perigo, tachas, tachões, placas, delineadores de curvas entre outros, que auxiliam a visualização para os casos críticos de visibilidade.

Sinalização luminosa

Trata-se de um subsistema da sinalização viária que se compõe de indicações luminosas acionadas alternada ou intermitentemente por meio de sistema elétrico/eletrônico. Tem a finalidade de transmitir diferentes mensagens aos usuários da via pública, regulamentando o direito de passagem ou advertindo sobre situações especiais nas vias.

É classificada segundo sua função, que pode ser de:

– Regulamentar o direito de passagem dos vários fluxos de veículos (motorizados e não motorizados) e/ou pedestres numa interseção ou seção de via;

– Advertir condutores, de veículos motorizados ou não motorizados, e/ou pedestres sobre a existência de obstáculo ou situação perigosa na via.

TACHAS, TACHÕES E TACOS COM LEDS

As tachas, tachões e tacos a Leds são elementos auxiliares de sinalização, que servem como delineadores e limitadores de pista. No caso de conterem Leds são muito úteis para o delineamento de áreas e das pistas em locais com grande incidência de chuva e neblina/névoa, pois aumentam significativamente a visualização, tanto diurna quanto noturna, nos episódios críticos, auxiliando os condutores numa direção mais segura, mesmo nas condições mais severas.

Permitem alta visibilidade em toda situação de clima oferecendo alta visibilidade nas mais severas condições, pois contém lentes refletivas de alto desempenho, auxiliada por Leds que melhoram a visibilidade da sinalização viária e a orientação do motorista. São ideais para uso em curvas, pontos de saída e entrada, áreas de pedágio, vias com incidência de neblina, pátios e estacionamentos, entre outros.

Os bons elementos do mercado são aqueles que contém tecnologia que garante maior durabilidade, contando com amortecedor de impacto, estanqueidade contra umidade e isolamento de temperatura, proporcionando maior vida útil e resistência, para isso devem atender as especificações da Norma IP68.

O sistema de Leds pode ser alimentado por ligação diretamente na rede de energia (quando disponível), ou alimentada por energia solar a partir de painéis solares – quando não disponível rede de energia nas proximidades.

Tais elementos auxiliares são de grande visibilidade diurna e noturna, podendo ser utilizados para áreas públicas e privadas. As tachas, por serem de pequenas dimensões podem ser utilizadas transversalmente nas pistas como sinalizadores de atenção, podendo ter a iluminação de Leds funcionando em tempo constante, na forma piscante ou vinculados a um controlador semafórico ou a um sensor de presença, para que passem do modo desligado para funcionamento em caso da verificação de movimento.

Sinalização Luminosa

Os elementos com Leds podem ser do tipo embutidos no pavimento, como os existentes em pistas de pouso e taxiamento de aeroportos, ou como os modelos convencionais de tachas e tachões, fixados sobre o pavimento. Podem ser fabricados fundidos em resina, por injeção de plástico e com corpo de alumínio injetado sob pressão. Essa última é a mais indicada e resistente, pois suporta impactos com melhor desempenho e tendem a preservar os elementos eletrônicos por mais tempo.

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Por conterem elementos eletroeletrônicos, as tachas, tachões e tacos luminosos devem ser estanques, vedados contra a infiltração de água e umidade, atendendo a Norma IP 65.

Os tachões e tacos com Leds são utilizados para delineamento de áreas e segregação de espaços, não podendo ser utilizados transversamente nas pistas como elementos para diminuição de velocidade. Da mesma forma que as tachas podem ser fabricadas com corpo em resina, com plástico injetado e alumínio.

Sinalização Luminosa

SINALIZAÇÃO LUMINOSA ROTAS DE FUGAS E DE EMERGÊNCIA

A sinalização luminosa também pode ser utilizada para sinalização de situações de emergência- que não de tráfego, tais como rotas de fugas e de emergência, em túneis, sistemas de transporte coletivo, edificações, entre outros. Nesse caso, a Sinalta Propista utiliza tecnologia própria, com placas de acrílico com Leds, demarcando a diagramação das placas com refração ótica, que apresentam inúmeras vantagens sobre as placas fotoluminescentes, pois são visualizáveis em determinadas situações, tais como situações de local com fumaça, onde as placas fotoluminescentes não são visualizáveis.

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As placas de sinalização de rota de fuga, devido as condições de uso – locais com pouco luminosidade, geralmente em túneis ou caixas de escada, em geral utilizam tecnologia de Refração Ótica com iluminação a base de painéis com LEDs. Oferecem condições de baixo consumo de energia elétrica, menor perda de carga e alta durabilidade (mais de 100.000 horas de uso).

Os componentes do sistema de sinalização luminosa rotas de fugas e de emergência são projetados e fabricados de acordo com a Norma IP 65 (Estanqueidade). De acordo com o local de instalação, os painéis de indicação e os balizadores utilizam a tecnologia de Refração Luminosa, Retro Iluminação e/ou Fotoluminescência. A alimentação e feita como baixa potência e o sistema de alimentação é segregado em circuito de emergência, permitindo a operação normal em situações de blackout de iluminação e energia.

É composta por painéis fixos, com programação de uso e ajustes de estar ligado ou desligado remotamente. A tecnologia utilizada permite a integração ajustável com outros sistemas (Ventilação / Iluminação / Sonoros / etc.), bem como o ajuste da luminosidade das placas de acordo com o local onde estarão instaladas.

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A tecnologia do sistema de sinalização luminosa rotas de fugas e de emergência utiliza conversores de energia chaveados, propiciam alto rendimento, visualização mesmo em condições de bruma ou fumaça. Contam com proteção contra sobrecargas elétricas e contra curto-circuito e queda de energia, sendo compatível com uso em sistemas de No-Break ou Banco de Baterias, apresentando alta permanência na ausência de energia.

Os elementos de delineamento de rota e indicação de distâncias atendem as Normas ABNT NBR e tem funcionamento contínuo em qualquer condição, alta visibilidade diurna e noturna. São programáveis de acordo com a identificação de anormalidades na operação do sistema, pois contam com sistema de comunicação independente entre a central e cada placa do sistema.

São compostos por placas de indicação de sentido e distanciamento, placas indicativas dos pontos de saídas de emergências, sinalizadores de balizamento de via e das passarelas de emergência nas vias, sinalizadores de balizamento (Led’s e Fotoluminescência), para escadas e acessos das saídas de emergência (piso, parede e portas), placas de saídas de emergência (Indicação, Localização, Percurso, Interligação), banco de alimentação e sistema de conexão com a central de comando.

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PLACAS COM DIAGRAMAÇÃO A LEDS

As placas com diagramação em Leds são placas auxiliares para locais com alto índice de ocorrência de episódios de chuva e neblina, onde as condições climáticas severas impedem a melhor visibilidade das placas indicativas, regulamentação e advertência, estabelecidas no Código Brasileiro de Trânsito – CTB.

Como as placas tradicionais regulamentadas utilizam películas refletivas que demandam a presença de luz para que funcionem corretamente, e nas condições de névoa, bruma, neblina e chuva, a retrorreflexão tem o funcionamento e a visibilidade prejudicados, as placas com diagramação em Leds oferecem uma grande solução de segurança.

Tratam-se de placas tradicionais, feitas com películas refletivas, que recebem delineamento de legendas, símbolos e orlas com Leds, conforme a necessidade. 

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Também são aplicados em Marcadores de Perigo – MP e marcadores de Alinhamento – MA, delineando de cor dos elementos das placas, em setas direcionais de bloqueios e desvios, bem como em outros elementos de sinalização.

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PLACAS LUMINOSAS COM LEDS SOB A PELÍCULA – BACK LIGHT

As placas luminosas com Leds sob a película – Back Light são placas para uso em locais com alto índice de ocorrência de episódios de chuva e neblina, túneis e locais com baixa iluminação, onde as condições de visibilidade da sinalização das placas ficam prejudicadas. São 

As placas tipo back Light são elementos de sinalização utilizadas para todas as placas estabelecidas no Código Brasileiro de Trânsito – CTB. É composto por uma estrutura metálica preparada para receber um sistema de iluminação por Leds internamente, que é revestido por uma película retrorrefletiva com a diagramação da placa e/ou legendas impressa sobre a película. A iluminação fica dentro da placa, do lado interno da película, que é translúcida e permite a passagem de luz.

Uma das principais vantagens da utilização desse tipo de placa é a pequena espessura do conjunto e a alta luminância propiciada para a área da placa. As placas são dimensionadas para o ótimo aproveitamento da área visual. O conjunto apresenta peso leve e pode ser facilmente movimentado para os procedimentos de instalação e eventual manutenção.

Sinalização Luminosa

Como a luz da placa é interna, as informações das placas são apresentadas de forma a continuar tendo fácil legibilidade, de dia, à noite ou em ambientes com baixa iluminação. Quando instaladas em locais com alta luminosidade, as placas Back Light continuam propiciando alta visibilidade. 

Quando há queda de energia de alimentação do sistema, a placa continua em funcionamento, visto que a película utilizada é retrorrefletiva e atende a Norma ABNT NBR 14.644. Exposto ao ar livre, a placa Back Light pode ser instalada em locais fechados como túneis e a céu aberto, visto que são estanques de acordo com a Norma IP 65.

PLACAS DE SINALIZAÇÃO COMPOSTAS COM SINAIS LUMINOSOS

As placas de sinalização compostas com sinais luminosos são placas regulamentadas pelo CTB e que são compostas com elementos eletroeletrônicos que permitem o comando de sinais de aviso e alerta de forma remota a partir de uma central de controle.

Sinalização Luminosa

Em geral, são utilizadas para locais com operação viária e tráfego complexas, contendo elementos como setas, sinais piscantes, e outros, que alteram uma condição normal de tráfego, como a permissão de circular pelo acostamento, redução de velocidade em função de algum evento, condicionamento de tráfego de veículos específicos por determinadas faixas da pista, entre outros.

São placas compostas com elementos tradicionais de sinalização – placas com películas retrorrefletivas, que incorporam elementos de sinalização eletroeletrônicas para sinalizar de forma piscante algum evento ou operação especial no local e em trecho da rodovia/via.

Sinalização Luminosa

De forma geral, em função das dimensões, são instaladas em pórticos, semipórticos e braços projetados, de forma que fiquem sobre a via de forma a permitir a mais ampla visualização em todas as pistas da via ou rodovia.

Requerem ligação à rede de energia ou alimentação por sistema independente de alimentação com geração solar, bem como devem ser operadas a partir de uma central de comando para o funcionamento da operação desejada.

PAINÉIS DE MENSAGEM VARIÁVEL – PMV 

O painel de mensagem variável é um elemento de sinalização viária para sinalização e informação dos condutores de algum evento específico na via ou rodovia, que não pode ser sinalizado pela forma convencional em função da curta existência do evento, tais como desvios, obras e outros. Pode ser utilizado também para educação no trânsito e mensagens esporádicas. É considerado uma ferramenta importante para desviar, direcionar e controlar o tráfego em determinados pontos da via, informando sobre operações, eventos, obras e manutenção da via.

Assim como a sinalização fixa de trânsito regulamentada pelo CTB, esse tipo de elemento deve passar mensagens de forma clara, objetiva e chamativa, visto que se utiliza de sinalização luminosa – fixa ou piscante. Os Painéis de Mensagem Variável – PMV pode ser utilizado de duas formas – fixo ou móvel.

O painel fixo é instado sobre um pórtico ou semipórtico sobre a pista, sendo em geral, controlado a partir de uma central de controle, que altera as mensagens de acordo com a necessidade de operação da via ou rodovia em determinado momento. As mensagens podem ser alteradas por programação, exibindo eventos que estejam ocorrendo na via ou mensagens educativas. Também podem exibir as placas de trânsito, de acordo com regulamentação do CTB, devendo nesses casos conterem painéis com Leds coloridos.

Sinalização Luminosa

O PMV móvel é geralmente utilizado em obras nas rodovias e vias urbanas, instalado sobre chassi rodoviário móvel homologado pelo DENATRAN, que alertam quanto a algum evento episódico que esteja ocorrendo em tal via, mas que também pode ser utilizado para mensagens de caráter educativas. Devido as dimensões reduzidas dos painéis de Leds dos PMV móveis, as mensagens podem ser comutáveis e sequenciais em baixo intervalo para permitir a leitura na velocidade regulamentada da via.

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Tanto os sistemas móveis quanto fixos, utilizam tecnologia LED para visibilidade diurna e noturna, sendo essencial para informar os motoristas em qualquer hora do dia. Os PMV móveis podem conter localizador via GPS, para monitoramento e localização, como também sistemas de transmissão de programação de mensagens via GPRS/3G ou rádio. Os mais comuns recebem uma pré-programação das mensagens, que são utilizadas em determinadas situações. As mensagens podem ser fixas, comutáveis e piscantes, de acordo com a necessidade local.

O painel de mensagem variável, tanto móvel quanto fixo pode ser usado em diversas situações, como: acidentes, aviso de obras à frente, redirecionamento do tráfego, faixa de uso regulamentado, condições climáticas, eventos, mensagens educativas, ente outras.

Em função da limitação de caracteres e de linhas, especialmente nos elementos móveis, as mensagens devem ser claras, visíveis e objetivas. Os painéis de mensagens variáveis, tanto fixos quanto móveis, devem suportar as mais diversas condições climáticas e de temperatura, típicas das estradas e vias urbanas.

CENTRAL ELÉTRICA DE GERAÇÃO ENERGIA SOLAR

A central elétrica de geração energia solar, também conhecida como central fotovoltaica, é um sistema solar fotovoltaico de pequeno porte desenvolvido para a produção e alimentação de energia elétrica utilizados para instrumentos de baixo consumo e tensão, tais como: PMV’s, placas luminosas, entre outros, instalados em locais onde não exista rede de energia elétrica disponível.

A central elétrica de geração energia solar fotovoltaica é um sistema de geração de energia a partir de painéis solares, complementada por um inversor – que tem a função de transformar a energia gerada em corrente contínua para corrente alternada – que alimenta os elementos, um controlador de carga de energia elétrica e um banco de baterias para armazenamento de energia para quando os elementos estão ligados.

Visando evitar situações de vandalismo com roubo e danos aos equipamentos, a maioria dos sistemas geradores de energia solar desse tipo são instalados sobre postes fixados no solo, com elementos de proteção. Os demais componentes do sistema também ficam instalados em caixas protetoras estanques e lacradas fixadas nos postes.

A Central de geração de energia solar funciona com painéis captadores de energia solar, que convertem a energia do sol e produzem eletricidade em corrente contínua, que passa por um inversor para converter a energia em corrente alternada, para então, ser transmitida para o banco de baterias e para a rede de alimentação dos elementos conectados a central. 

O tamanho da demanda de energia do sistema conectado e o tempo de alimentação sem geração, é que irá definir o tamanho dos painéis, a quantidade de baterias e os demais elementos do sistema de geração. A eletricidade produzida pela Central de energia solar é transmitida para os elementos através de uma rede de transmissão de energia local.

Para os casos em que não exista redes de energia elétrica nas proximidades, a geração de energia Solar é vantajosa, visto que é uma fonte de energia renovável, produzem energia totalmente renovável e limpa, não emitem poluentes e tem longa vida útil. Também, são de instalação simples e necessidade pouca manutenção, além de ocupar pouco espaço. 

Todavia, apresentam a desvantagem de ter baixa eficiência em alguns locais ou momentos com baixa incidência solar, tais como dias de chuvas e nublados – que podem afetar a eficiência dos painéis solares, gerando menos energia, tem um custo de investimento, que pode ser alto dependendo-se da quantidade de energia demandada. Assim, são indicados para pequenos sistemas locais, visto que o custo de aquisição é amortizado pelo não pagamento de fornecimento de energia e pela longa vida útil do sistema.

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