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Sinalização Vertical

A sinalização vertical é um dos grupos de sinalização viária – urbana e rodoviária, que se utiliza de placas como meio de comunicação – são sinais posicionados na vertical, fixados ao lado ou suspenso sobre as pistas de tráfego. Sua função é transmitir mensagens de caráter permanente e, eventualmente variáveis, mediante a utilização de símbolos e/ou legendas pré-reconhecidas pelos usuários e legalmente instituídas pelo Código de Trânsito.

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PRINCÍPIOS DA SINALIZAÇÃO VERTICAL

A sinalização vertical deve ser concebida e realizada de forma a atender os princípios de:

  • Legalidade – Atender ao estipulado no Código de Trânsito Brasileiro – CTB e legislação complementar; 
  • Suficiência – permitir fácil percepção pelo usuário do que realmente é importante, com quantidade de sinalização compatível com a necessidade; 
  • Padronização – seguir o padrão legalmente estabelecido, onde situações iguais devem ser sinalizadas com o mesmo critério; 
  • Clareza – transmitir mensagens de fácil compreensão;
  • Precisão e confiabilidade – ser precisa e confiável, corresponder à situação existente; ter e passar credibilidade aos usuários;
  • Visibilidade e legibilidade – ser vista à distância necessária; ser lida em tempo hábil para a tomada de decisão; 
  • Manutenção e conservação – estar permanentemente limpa, conservada, fixada e visível.

COMPOSIÇÃO DA SINALIZAÇÃO VERTICAL

A sinalização vertical é composta por um conjunto de componentes composto por fundações, suportes, fixações e pelas placas propriamente ditas. Podem ser divididas e classificadas de acordo com:

  • TIPOLOGIA: Urbanas, Rodoviárias, de solo, aéreas, refletivas e semi-refletivas.
Composição
  • CLASSIFICAÇÃO: Regulamentação (fundo branco e vermelho (R1)), Advertência (fundo amarelo), Indicativas – Orientação (fundo verde e azul), Educativas (fundo branco), Auxiliares (em geral fundo azul), Turísticas (fundo marrom), de serviço/obras (fundo laranja), e especiais – Marcos quilométricos, Marcadores de Perigo e de Alinhamento, Brasões e escudos. Pelo Código de Trânsito, são possíveis também o uso de placas compostas de advertência e regulamentação, onde os sinais regulamentados são aplicados conjuntamente com informações complementares na forma de legendas e gravatas.
Tipos
Classificação
  • TIPO DE SUBSTRATO: Aço, Aço Zincado, Alumínio, Alumínio Composto – ACM, Fibra de vidro de laminação contínua, Laminado Fenolmelamínico.
Substrato
  • TIPOS DE SUPORTE: Pontalete de Madeira, Postes de Aço Zincado – PP, Colunas Metálicas, Perfis Metálicos, Colunas e Braços projetados, Cordoalhas, Pórticos e Semipórticos, postes colapsáveis. Esquematicamente, os principais suportes regulamentados são:
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TIPOLOGIA DE SUPORTES PARA SINALIZAÇÃO VERTICAL

SUPORTES

Solo

PM – Pontalete de madeira 8X8 cm ou 10X10 cm
Pcol – Pontalete colapsível
PP – Poste metálico Ø 2 ¹/²”
PØ – Coluna metálica Ø 3” a 5”, simples, dupla ou tripla
PC – C38; CI 10; C250; C300; C350
PI – 1 5”; 6”; 8”; 10”

Aéreos

B3 – Braço projetado Ø 3” em coluna de concreto
C4B3 – Coluna Ø 4” com braço projetado Ø 3”, simples ou duplo
C5B4 – Coluna Ø 5” com braço projetado Ø 4”, simples ou duplo
Cordoalhas – Colunas cônicas com cabos e tensores
Semipórticos simples ou duplo
Pórticos

 

TIPOLOGIA DA SINALIZAÇÃO VERTICAL

PLACAS DE REGULAMENTAÇÃO

As placas de regulamentação devem ser compostas de acordo com o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito – Volume I, elaborado em consonância com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e com as diretrizes da Política Nacional de Trânsito.

Visa a uniformização e padronização da Sinalização Vertical de Advertência, configurando-se como ferramenta de trabalho importante para os técnicos que trabalham com a produção e instalação de sinalização vertical, bem como a todos os órgãos ou entidades de trânsito em todas as esferas administrativas.

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ÍNDICE DE SINAIS DE REGULAMENTAÇÃO E CÓDIGOS SEGUNDO O DENATRAN

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PLACAS DE REGULAMENTAÇÃO COMPOSTAS

Em sendo necessária a inserção de informações complementares nas placas, para complementar os sinais de regulamentação, tais como período de validade, características e uso do veículo, condições de estacionamento, além de outras, podem ser utilizadas placas adicionais ou incorporadas à placa principal – formando um só conjunto, na forma retangular, com as mesmas cores do sinal de regulamentação.

Atenção que não é admitido o acréscimo de informação complementar para os sinais R-1 – “Parada Obrigatória” e R-2 – “Dê a Preferência”. Nos casos em que houver símbolos, estes devem ter a forma e cores definidas em legislação específica.

São exemplos de placas de regulamentação compostas:

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PLACAS DE ADVERTÊNCIA

As placas de advertência devem ser compostas de acordo com o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito – Volume II, elaborado em consonância com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e com as diretrizes da Política Nacional de Trânsito. Visa a uniformização e padronização da Sinalização Vertical de Advertência, configurando-se como ferramenta de trabalho importante para os técnicos que trabalham com a produção e instalação de sinalização vertical, bem como a todos os órgãos ou entidades de trânsito em todas as esferas administrativas.

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ÍNDICE DE SINAIS DE ADVERTÊNCIA E CÓDIGOS SEGUNDO O DENATRAN

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PLACAS DE ADVERTÊNCIA COMPOSTAS

Sendo necessário a inserção de informações complementares aos sinais de advertência, estas devem ser inscritas em placa adicional ou incorporadas à placa principal formando um só conjunto, na forma retangular, admitida a exceção para a placa adicional contendo o número de linhas férreas que cruzam a pista. As cores da placa adicional devem ser as mesmas dos sinais de advertência. São exemplos de placas de advertência compostas:

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PLACAS INDICATIVAS

As placas indicativas devem ser compostas de acordo com o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito – Volume III, elaborado em consonância com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e com as diretrizes da Política Nacional de Trânsito. Visa a uniformização e padronização da Sinalização Vertical de Advertência, configurando-se como ferramenta de trabalho importante para os técnicos que trabalham com a produção e instalação de sinalização vertical, bem como a todos os órgãos ou entidades de trânsito em todas as esferas administrativas.

A utilização dos elementos que compõem as placas indicativas deve estar de acordo com a classificação e o detalhamento e obedecer à diagramação definida no Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito VOLUME III Sinalização Vertical de Indicação. As placas indicativas podem ser compostas pela utilização de vários elementos: legendas, orlas e tarjas, setas, pictogramas, símbolos e diagramas.

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As placas de indicação servem para posicionar o condutor ao longo do seu deslocamento, ou com relação a distâncias ou, ainda, locais de destino. Podem ter diversos formatos e dimensões, estando divididas em subgrupos, a saber:

– PLACAS DE IDENTIFICAÇÃO DE RODOVIAS E ESTRADAS:

As placas de identificação de rodovias e estradas indicam ao condutor a rodovia ou estrada em que está transitando, bem como passa a informação sobre a jurisdição. Apresentam um símbolo na forma de brasão.

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– PLACAS DE IDENTIFICAÇÃO DE MUNICÍPIOS

As placas de identificação de municípios servem para indicar ao condutor o ponto de início de uma determinada localidade, situando-o quanto a municípios, vilas, distritos ou lugares. Apresentam a forma retangular, com a cor de fundo e da orla externa em azul, e a legenda e orla interna em branco.

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– PLACAS DE IDENTIFICAÇÃO DE REGIÕES DE INTERESSE DE TRÁFEGO E LOGRADOUROS

As placas de identificação de regiões de interesse de tráfego e logradouros servem para situar o condutor em relação ao seu posicionamento em determinada localidade urbana, identificando vias, bairros, regiões ou zonas cardeais. Apresentam a forma retangular, com a cor de fundo e da orla externa em azul, e as legendas, tarja e orla interna em branco.

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– PLACAS DE IDENTIFICAÇÃO NOMINAL DE PONTES, VIADUTOS, TÚNEIS, PASSARELAS, CURSOS D’ÁGUA, ÁREAS DE MANANCIAL E ÁREAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL.

As placas de identificação nominal de pontes, viadutos, túneis, passarelas, cursos d’água, áreas de manancial e áreas de proteção ambiental informam o condutor sobre o nome da obra de arte ou do curso d´água a ser transposto, bem como o início e término de áreas de manancial e proteção ambiental. Apresentam a forma retangular, com a cor de fundo e da orla externa em azul, e as legendas, tarja e orla interna em branco.

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– PLACAS DE IDENTIFICAÇÃO QUILOMÉTRICA

As placas de identificação quilométrica indicam ao condutor a sua posição em relação ao início da via ou à divisa de Estados. Apresentam a forma retangular, com a cor de fundo e orla externa em azul, e as legendas, tarjas e orla interna em branco. Podem apresentar as seguintes conformações de composição:

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– PLACAS DE IDENTIFICAÇÃO DE LIMITE DE MUNICÍPIOS, DIVISA DE ESTADOS, FRONTEIRA E PERÍMETRO URBANO

As placas de identificação de limite de municípios, divisa de estados, fronteira e perímetro urbano, indicam ao condutor o local da linha divisória que separa dois municípios, estados, países limítrofes, ou mesmo o início de uma área urbana. Apresentam a forma retangular, com a cor de fundo e da orla externa em azul, e as legendas, tarjas e orla interna em branco.

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– PLACAS DE PEDÁGIO

As placas de sinalização de pedágios, nas rodovias pedagiadas indicam ao condutor a existência, adiante, de praça de pedágio e os procedimentos a serem tomados com relação a ela. As placas indicativas das praças de pedágio podem conter informações e legendas como: Pré-sinalização da praça do pedágio (ex.: PEDÁGIO A 1 km); Valores de tarifa de pedágio; Identificação da praça de pedágio (ex.: nome do município ou marco quilométrico da praça); Passagem livre; Sinalização para veículos isentos, cargas especiais, etc.; Posicionamento na pista por tipo de veículo; Posicionamento na pista por tipo de cobrança; Numeração das cabines de pedágio; Identificação de cobrança manual e automática de tarifa; Identificação do(s) sistema(s) de cobrança automática. 

Apresentam a forma retangular, com a cor de fundo e da orla externa em azul, e as legendas, orla interna, setas e tarjas em branco.

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– PLACAS DE ORIENTAÇÃO DE DESTINO

As placas de orientação de destino servem para indicar ao condutor a direção a seguir para atingir o destino pretendido, orientando seu percurso e/ou informando distâncias. São divididas em placas indicativas de sentido, placas de confirmação de sentido, placas indicativas de distância e placas diagramadas. Cada subgrupo tem suas peculiaridades conforme indicado abaixo:

– Placas indicativas de sentido

Servem para orientar o condutor nas diferentes etapas de seu deslocamento, fornecendo informações necessárias à definição das direções e sentidos a serem seguidos para alcançar o destino pretendido. As legendas utilizadas para identificar os percursos devem ser de conhecimento consolidado da população e devem estar baseadas num sistema de informação composto pelo conjunto de marcos referenciais urbanos e rurais de grande interesse público.

São utilizadas como placas de pré-sinalização, que servem para informar antecipadamente ao condutor as opções de destino com saídas à frente e ordenam o uso de faixas de trânsito. Apresentam a forma retangular, com a cor de fundo e da orla externa em verde e as legendas, setas, tarjas e orla interna na cor branca.

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– Placas de confirmação de sentido

As placas de confirmação em frente servem para informar e confirmar ao condutor os principais destinos a serem alcançados na diretriz da via logo adiante. Apresentam a forma retangular, com a cor de fundo e da orla externa em verde, e as legendas, tarjas, setas e orla interna em branco, podendo ser combinadas com placas indicativas de destino e lugares com fundo azul e legendas e tarjas em branco.

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– Placas indicativas de distância

As placas indicativas de distância servem para informar ao condutor as distâncias em quilômetros, até as localidades de destino à frente. Apresentam a forma retangular, com a cor de fundo e da orla externa em verde, e as legendas, tarja e orla interna em branco. podendo ser combinadas com placas indicativas de destino e lugares com fundo azul e legendas e tarjas em branco.

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– Placas diagramadas

As placas diagramadas indicam antecipadamente ao condutor, através de representação gráfica da situação física similar a existente, os movimentos a serem realizados para alcançar os diversos destinos indicados. Apresentam a forma retangular, com a cor de fundo e orla externa em verde, e as legendas, tarja, diagrama e orla interna em branco.

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 – PLACAS EDUCATIVAS

As placas educativas têm a função de informar e educar o usuário da via quanto ao comportamento adequado e seguro no trânsito, através de mensagens que reforçam normas gerais de circulação e conduta. Apresentam a forma retangular, com a cor de fundo e da orla externa branca, legenda, pictograma, orla interna e tarja na cor preta, exceto o pictograma para pessoas com deficiência, com a cor de fundo azul e sinal na cor branca.

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– PLACAS DE SERVIÇOS AUXILIARES

As placas de serviços auxiliares podem servir para passar informações aos motoristas e aos pedestres. As placas destinadas aos motoristas servem para indicar ao usuário da via os locais onde encontrar os serviços indicados. As placas para condutores e pedestres são compostas por pictograma próprio de cada serviço existente, associado a distâncias ou setas direcionais. Apresentam a forma retangular, com a cor de fundo e da orla externa azul, as legendas, orla interna, setas e tarjas na cor branca.

– Placas de serviços auxiliares para condutores

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– Placas de serviços auxiliares para pedestres

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– PLACAS DE ATRATIVOS TURÍSTICOS

As placas de atrativos turísticos servem para indicar aos usuários da via os pontos turísticos existentes, orientando sobre sua direção ou identificando os locais de interesse. São compostas por pictograma e legenda próprios de cada atrativo existente, associado ou não a distâncias ou setas direcionais. Estas placas constituem um conjunto de sinalização de orientação turística, composto por três tipos: de identificação de atrativo turístico, indicativas de sentido e indicativas de distância. Apresentam a forma retangular, com a cor de fundo e da orla externa marrom, as legendas, orla interna, setas e tarjas na cor branca e os pictogramas.

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– PLACAS DE POSTOS DE FISCALIZAÇÃO

As placas de postos de fiscalização indicam ao condutor a existência, adiante, de polícia rodoviária, posto de pesagem ou fiscalização fazendária, e identificam as suas instalações ou o acesso a elas. Em geral são divididas como indicativas de Postos da Polícia Rodoviária, Balanças (com ou sem distância), e Postos de Fiscalização. Apresentam a forma retangular, com a cor de fundo e da orla externa em azul, e as legendas, orla interna, setas e tarjas em branco.

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